A turma ‘ELA Ancestralidades’ apresentará 10 filmes de curta-metragem realizados em sete municípios chapadeiros no II Simpósio da Escola Livre Audiovisual, que acontecerá em 11 de abril, de forma presencial, no campus XXIII da Uneb, em Seabra, com início às 10h e encerramento às 19h.
Os filmes foram realizados nos municípios chapadeiros de Serrolândia, Bonito, Utinga, Lençóis, Iraquara, Seabra e Morro do Chapéu. A comunidade externa teve até a última terça-feira (6) para se inscrever.
Na ocasião, estarão presentes as realizadoras e realizadores das obras, profissionais da cultura e comunidade acadêmica. Entre os debatedores que comporão as mesas com os cursistas estão a produtora Solange Lima, o realizador Iago Aquino, a diretora da Uneb Campus XXIII, Renata Nascimento e o professor do IFBA, Azamor Guedes.
Durante seis meses, a turma debateu questões culturais e ambientais, que dizem respeito às populações tradicionais do território Chapada Diamantina, com ênfase nas comunidades rurais e populações indígenas e quilombolas.
Seguindo a metodologia da Escola Livre Audiovisual, a formação é composta por quatro etapas: Ciclos de Debates, Cursos Livres de Técnica Audiovisual, Orientação de Projetos e Participação no Simpósio ELA.
Esta é a segunda formação da ação e assim como sua primeira edição, os cursos em audiovisual foram gratuitos e certificados pela Uneb. Ao longo da formação, que se iniciou em novembro de 2021, foram acolhidos 71 cursistas. Destes, 20 seguiram para a última etapa, que consiste na realização e apresentação do filme curta-metragem.
Jornal da Chapada