A Serra do Sincorá, na Chapada Diamantina, deve atrair mais de 700 ciclistas para o ‘Desafio Mucugê de MTB Free Force’, em trilhas desafiadoras, entre os dias 9 e 11 de setembro. Neste ano, o desafio vai abranger além da cidade de Mucugê, o município de Ibicoara, também conhecido pelos seus atrativos naturais. A prova chega a sua nona edição consolidada como uma das principais do calendário nacional e estadual de mountain bike.
Esse evento terá largada na Fazenda Sol do Paraguaçu, produtora do premiado Café Mucugê e tem três desafiantes percursos pelas mais variadas trilhas da Serra do Sincorá. A prova principal será dividida em dois dias com o percurso Ultra Pro com 160km. Há ainda o percurso Sport com 60km e as novidades do percurso Tour com 30km, para ciclistas iniciantes que querem pedalar em Mucugê e a Race Kids para crianças. O desafio é válido pelos rankings nacional e estadual de MTB XCM.
A expectativa é de que cerca de 4.500 pessoas viagem a Mucugê nos dias da prova. “Além dos competidores temos ciclistas que vêm para pedalar nas trilhas da região, temos ainda pessoas que vêm para trabalhar na prova, outras que vêm acompanhando os ciclistas como os seus familiares e outras que vem apenas para curtir a vibe em torno do evento. Isso gera um importante incremento na economia local através do turismo”, afirma Wellington Camandaroba, diretor geral da prova.
Secretária de Educação e Esportes de Mucugê, Rosana Chagas, destaca a importância do evento para a economia local. “Na época da exploração dos diamantes, as pessoas vinham para Chapada Diamantina explorar e levar nossas riquezas. Hoje, através do turismo esportivo como o Desafio Mucugê, nós temos gerado riqueza para nossa região”, comenta a secretária.
Jornal da Chapada