Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) cercaram o carro que levava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na tarde de quinta-feira (5), na cidade de Campinas, interior de São Paulo.
O episódio ocorreu em frente a um condomínio onde Lula tinha ido almoçar. No momento em que tentava deixar o local, o ex-presidente foi cercado e xingado por um grupo de bolsonaristas. Alguns usavam camisetas da seleção brasileira de futebol e seguravam bandeiras do Brasil.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o protesto. É possível ver nas imagens os manifestantes xingando também a equipe do ex-presidente, inclusive com ofensas dirigidas aos seguranças – um deles segurava uma arma.
O momento mais agitado ocorre quando um dos seguranças de Lula retira uma faixa com os dizeres “Lula Lixo”, que estava pendurada em um carro estacionado. Alguns manifestantes perseguiram o homem com xingamentos.
Questionada pela Folha de S.Paulo, sobre a possibilidade de aumentar a segurança do petista durante este ano eleitoral, a assessoria de imprensa de Lula disse que não comenta questões de segurança, mas que a mesma já está adequada.
Segundo a assessoria de Lula, ninguém se feriu e nada foi quebrado. Com informações da Folha de S. Paulo.