A mineradora ‘Brazil Iron’ está criando a Comissão de Acompanhamento do empreendimento da Mina Mocó para qualificar e intensificar comunicação entre comunidades da região de Piatã, na Chapada Diamantina. A assembleia ocorrerá no próximo dia 18 de maio, às 19h, no ‘Centro Educacional de Bocaina’, na comunidade da zona rural do município.
A comissão será formada por membros do poder público, da empresa, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas, do Sindicato do Trabalhadores Rurais de Piatã, da Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã e das comunidades situadas no entorno do empreendimento.
“A partir de agora, comunidades locais e mineradora estarão juntos, lado a lado, para a construção de um projeto sustentável de mineração e desenvolvimento da região”, reforça a mineradora por meio das redes sociais.
Interdição temporária do Inema
No fim do mês passado, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) aplicou uma penalidade de interdição temporária à mineradora por operar atividade minerária na fazenda ‘Mocó’, descumprindo autorizações ambientais previstas nas portarias do órgão.
Segundo o Inema, a mineradora descumpriu as portarias ao explorar a poligonal definida, implantar e executar atividades para além do que foi autorizado, por realizar supressão e soterramento de vegetação nativa com material estéreo nas estradas vicinais do empreendimento, efetuar supressão e soterramento de vegetação nativa em área de preservação permanente, assim como por não responder notificações do órgão.
Jornal da Chapada