As taxas de ocupação dos leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos municípios chapadeiros caíram drasticamente. Essa significativa redução acontece em razão da ampla imunização contra a covid-19, que diminui as chances de contrair um caso mais grave da doença, freando a necessidade de internação dos contaminados.
Com isso, o Jornal da Chapada (JC) resolveu compilar, pela última vez, dados divulgados no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Os dados são referentes aos municípios de Seabra e Itaberaba, na Chapada Diamantina. As informações das cidades chapadeiras de Irecê e Jacobina já não têm sua divulgação no boletim, sendo que no caso do último município é em razão da desativação dos leitos.
No município de Seabra, a taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Hospital Regional da Chapada diminuiu para 20%, com quatro leitos ocupados e 16 disponíveis. A taxa de leitos clínicos do município encontra-se zerada, com 20 leitos disponíveis.
Já no Hospital da Chapada de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) encontra-se em 10%, com apenas dois leitos ocupados e 18 disponíveis. A taxa de leitos clínicos está em 5%, com 19 leitos disponíveis e um ocupado.
Jornal da Chapada