A aramista, performer e atriz do Vale do Capão, Ninha Almeida, estão concorrendo ao prêmio ‘Braskem’ de teatro 2022, com o espetáculo ‘O Salto’, com direção de Lucas Mariani. Esse é considerado o principal prêmio de teatro da Bahia. Na categoria em que ela concorre, Ninha é a única mulher e artista do interior.
A festa de premiação acontece na próxima quarta-feira (18) no teatro ‘Castro Alves’, em Salvador, e será transmitida pelo canal do YouTube do Prêmio Braskem de Teatro. A tradicional premiação das artes cênicas avaliou as peças online inéditas produzidas por grupos baianos entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021, proporcionando oportunidade para que espetáculos fora da capital também fossem avaliados remotamente.
“Eu sentia que esse prêmio era bem distante da minha realidade e da realidade de muitos fazedores de teatro do interior do estado e, principalmente, da zona rural da Bahia. São muitos anos de dedicação à cena. Ser indicada me trouxe um sentimento de gratidão e reafirmação no meu propósito na arte”, celebra a artista.
Estreado no picadeiro do Circo do Vale do Capão em 2019, ainda antes da pandemia, em 2020 o espetáculo ganhou uma versão audiovisual. ‘O Salto’ já venceu três prêmios no ano passado: ‘Quali Cult’; ‘Funarte-Estímulo ao Circo’ e ‘Festivald e Teatro Solos da Bahia’.
‘O Salto’
Segundo a artista, ‘O Salto’ é uma encenação autobiográfica livremente inspirada no Vale do Capão, em Palmeiras, na Chapada Diamantina, cenário da infância de Ninha, despertando memórias suas de uma vida simples e rural. A peça usa elementos de outras artes para as composições cênicas e temas como empoderamento feminino e a questão dos resíduos (lixo) são abordados tornando a temática atemporal.
O espetáculo de 34 minutos está em turnê pela Chapada Diamantina. Será apresentado nos dias 03 e 04 de junho na cidade de Mucugê e nos dias 10 e 11 também de junho em Souto Soares. A ideia da produção é levar ‘O Salto’ para outras regiões da Bahia, para outros estados brasileiros e para o mundo.
Jornal da Chapada