Professores da rede municipal de Salvador iniciaram, na manhã da quinta-feira (19), uma greve por tempo indeterminado. A categoria cobra da prefeitura o reajuste do piso salarial. Mais de 163 mil alunos são impactados com a paralisação.
A greve abrange 7.600 trabalhadores e afeta o funcionamento das 429 escolas municipais. A greve da categoria foi aprovada em uma assembleia, realizada no dia 16 de maio. Os professores reivindicam o reajuste de 33,24%, enquanto a prefeitura ofereceu 6%.
A última vez em que os professores municipais fizeram greve em Salvador foi em 2015, também por causa do reajuste do piso salarial. A categoria se reunirá em assembleia na Praça Municipal, nesta manhã, às 9h.
Em nota, a prefeitura informou que “a folha do magistério municipal já consome mais do que 100% dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)”.
A gestão municipal disse ainda que já cumpre o piso salarial da categoria, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), e também diz assegurar uma das melhores remunerações do Brasil para os professores da rede pública. Com informações de g1 Bahia.