O Consórcio Chapada Forte, composto por 28 municípios da região chapadeira, tem investido em visitas a cidades consorciadas para fortalecer a produção local e comercialização de produtos de origem animal e vegetal. Por meio de convênio com o governo estadual, o órgão intensificou atuação na implementação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), disponibilizando equipe técnica para orientação e capacitação tanto às equipes dos municípios quanto aos produtores, visando a regularização do beneficiamento de alimentos de origem animal e garantido a venda em todos os municípios chapadeiros.
Ibicoara tem sido um dos protagonistas na pauta agropecuária e teve atualização da lei de implementação do SIM aprovada na última terça-feira (17). As visitas técnicas ao município foram reforçadas nos dias 19 e 20, com apoio dos técnicos do consórcio. Na oportunidade, foram visitados produtores de peixe, mel e queijo, os quais receberam orientações sobre os parâmetros técnicos para regularizar a produção e a comercialização dos seus produtos.
O prefeito da cidade e Diretor de Agricultura e Proteína Animal do Consórcio, Gilmadson Melo (PSC), destaca a importância do suporte dado pela entidade aos municípios: “a maioria dos municípios da região não possui equipe suficiente de técnicos por restrições orçamentárias, então a entidade cumpre um papel muito importante nesse suporte”. O prefeito destaca que SIM é fundamental para que os produtos de origem animal da Chapada possam atender mais mercados, com maior qualidade.
“Sabemos que o mel e o queijo da Chapada são muito procurados por turistas de todo mundo, a implementação do SIM e o suporte do Consórcio vão ajudar muito a valorização desses produtos. Em Ibicoara, já estamos implementando e recomendamos aos prefeitos que busquem a assessoria do Consórcio para que possam melhorar suas cadeias de produção animal”, afirmou o prefeito.
Entre as ações recentes consta a reativação do Programa Peixe da Chapada, convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, que incentiva a criação e comercialização de pescado nos municípios chapadeiros. A reativação do programa envolve a visita técnica aos municípios, abertura de novos tanques e doação de alevinos (filhotes).
A retomada do programa Peixe da Chapada, por sua vez, ganha destaque oportunizando produtores novos e antigos da cadeia pesqueira. Segundo Gilmadson Melo, “apesar da pouca visibilidade, tem muitos produtores de peixe de qualidade na região. Estamos liderando a retomada do Peixe da Chapada e queremos buscar mais recursos com o Governo do Estado para atender novos produtores. Tenho certeza que o governador será sensível a esta pauta.”
Segundo o presidente do Consórcio e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, “essa aliança entre os municípios dos dois territórios de identidade da Chapada Diamantina, com o apoio constante do Governo do Estado, tem possibilitado ao consórcio dar apoio técnico às prefeituras e aos produtores. Hoje contamos com diversos convênios sendo executados nos municípios, como apoio técnico em avaliação nos licenciamentos ambientais, implementação do SIM, entre outros”. Com informações de assessoria.