O projeto ‘Águas da Chapada’, que vai fomentar a produção de serviços ambientais por meio do PSA, mecanismo financeiro desenvolvido em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), foi lançado na última sexta-feira (27), no município de Ibicoara, na Chapada Diamantina. Esse lançamento aconteceu durante o primeiro encontro de cafeicultores da região chapadeira.
Quem participou dos debates foi o diretor-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), José Acácio Ferreira, com palestrante e dados fundamentais do estado. Ele evidenciou os benefícios gerados aos agricultores familiares, comunidades ribeirinhas e associações locais da Chapada Diamantina.
Com o intuito de identificar e integrar, de modo articulado com instituições governamentais e não governamentais, o ‘Águas da Chapada’ implementa ações para melhor gestão dos recursos hídricos da região (19 municípios integrantes do Consórcio Chapada Forte), a partir do uso acessório do PSA como instrumento econômico para promover a conservação, a prevenção e a proteção dos recursos naturais.
O evento contou com a presença do senador da Bahia, Jaques Wagner (PT), e do presidente da Câmara dos Vereadores de Salvador, Geraldo Junior (MDB), que abordou temas de extrema relevância como o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e Agricultura Regenerativa e foi promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), através do subsecretário Cassio Antônio Batista Santos.
Participaram também o vice-prefeito de Ibicoara, Zezeca Pina, o presidente da Câmara de Ibicoara, Márcio Luz, o prefeito Gilmadson Melo, o secretário de Agricultura de Ibicoara, Gilmadson Junior, e Marcia Serra, gestora do projeto ‘Café Especiais’ do Sebrae. Com informações de assessoria.