A Companhia de Polícia Ambiental de Lençóis (Cippa/Lençóis) da Polícia Militar realizou a apreensão de 1.987 animais silvestres entre 2021 e maio de 2022. O órgão atua diretamente no combate aos crimes contra o meio ambiente.
Do número total, 608 animais foram encontrados pelas equipes durante ações policiais e o restante coletado por meio de entrega voluntária da população, durante as ações preventivas e de conscientização promovidas pela unidade.
Além dos resgates, a Cippa também atua em situações que envolvem a extração irregular de madeira, combate a queimadas, apreensões de armas e armadilhas utilizadas para caça, abordagens em embarcações no combate a pesca proibida, pontos de desmatamento, entre outros delitos.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), neste mesmo período, cerca de 100 pessoas foram conduzidas para unidades da Polícia Civil, após serem flagradas cometendo crimes relacionados ao meio ambiente.
Setenta armas foram apreendidas e 574 sacos de carvão localizados em diferentes ocorrências. Também entram para a produtividade, ocorrências de extração e transporte ilegal de minério (31), fornos de carvão destruídos (70), além da participação em outras 96 ocorrências deflagradas por órgãos ambientais.
Jornal da Chapada