O Instituto AtlasIntel, contratado pelo Jornal A Tarde, em que mostra apenas sete pontos percentuais de diferença entre os pré-candidatos ao governo da Bahia, ACM Neto (UB) e Jerônimo Rodrigues (PT), chegou a ser eleito o pior do Brasil pelo portal UOL. O instituto é classificado na categoria controversa, a pior dentre as quatro listadas pelo portal. Políticos apontam que a metodologia da pesquisa não utilizou o mecanismo padrão de levantamento eleitoral, e sim uma enquete de opinião na internet. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais.
Pesquisa
No levantamento estimulado, o ex-prefeito de Salvador tem 39,7% das intenções de votos, seguido pelo petista com 32,6%. João Roma (PL) aparece em terceiro lugar, com 10,5%. Kleber Rosa (PSOL) e Giovani Damico (PCB) obtiveram, respectivamente, 2,1% e 0,2% da preferência. Votos brancos e nulos somaram 6,8%. Já os entrevistados que não souberam responder representam 8,2%.
A pesquisa também fez uma simulação de segundo turno entre os três pré-candidatos mais bem colocados. Em um primeiro cenário, Neto venceria Jerônimo por 47% a 33,7%. Contra Roma, a diferença seria maior, de 51,5% a 17%. No terceiro cenário, entre Jerônimo e Roma, a pesquisa aponta vitória do petista, com 40,7%, contra 19,7% dos votos de Roma.
Críticas
O próprio ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, questionou e criticou a pesquisa, a chamando de “enquete manipulada”. “Vídeo que recebi no meu WhatsApp denunciando o absurdo que é essa pesquisa fake publicada no jornal A Tarde de hoje com uma manchete desesperada e espalhafatosa”, afirmou Neto.
“O que eles chamam de pesquisa é, na verdade, uma enquete manipulada. E o que eles chamam de jornal não passa de um panfleto comandado por um conhecido grupo empresarial a serviço do PT da Bahia”, continuou.
O deputado estadual Tiago Correia (PSDB) também não poupou críticas e disse que o PT “foi buscar o pior instituto do Brasil”. “Eu mesmo fiz essa enquete. Não pediram meu nome, meu CPF, nenhum dado pessoal. Ou seja, qualquer um, quantas vezes quiser, poderia votar”, disse. Jornal da Chapada com informações de Classe Política e Portal A Tarde.
Leia também