O governo dos Estados Unidos classificou nesta quinta-feira (4) o surto de casos de varíola dos macacos como uma “emergência de saúde pública”. De acordo com o jornal New York Times, as agências de governo vão receber dinheiro de fundos de emergência, contratar mais pessoal agilizar a vacinação e tratamento dos doentes.
No dia 23 de julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou uma emergência global por causa da doença após contabilizar infecções pelo vírus em 70 países onde o vírus nunca tinha sido identificado. As infecções nos EUA subiram para 5,8 mil na segunda-feira (1°). Os estados de Illinois, Califórnia e Nova York, que abrigam as três maiores cidades do país, respondem por quase metade dos casos e já declararam emergência.
Com a mudança de status nos estados, todos os trabalhadores da área da saúde podem aplicar vacinas contra a varíola. O governo dos EUA traça estratégias para aumentar o número de testes, de vacinas e o acesso ao tratamento. Há cerca de 550 mil doses de vacinas, mas foram identificadas 1,6 milhão de pessoas consideradas altamente vulneráveis. Com informações do Bnews.