A Feira Literária de Mucugê contará com uma programação especial para o público infantil, por meio de atividades da Fligêzinha. As atividades infantis começam na sexta-feira (12) e seguem até o domingo (14). O evento, que conta com tema geral de ‘Literatura e Ancestralidades’, está em sua quinta edição e é gratuito. Nos três dias de espaço voltado para as crianças, os pequenos poderão acompanhar atividades de contação de histórias e programação da ‘Leitura Viva’, em musicais e brincadeiras em contato com o mundo literário.
Quem abre a programação infantil é Zé Livrório, com suas contações de histórias e músicas, na sexta-feira, 12, das 9 às 12 horas, com a ‘Leitura Viva’. Os ‘Pequenos Cantores de Mucugê’, com Lilian Baratto, a apresentação da Quadrilha Infantil com Kléber Luz, e o bate-papo com o escritor Rafael Morais também fazem parte das atividades iniciais, que serão complementadas, no turno matutino, com a Companhia Teatro Griô e a exibição do curta “As aventuras do Cágado Ajapá”.
No período da tarde, as contações seguem com Carla Lucilene Uhlmann, às 14h, nos “Contos da Floresta”. As atividades do dia são encerradas, às 16h, com a Companhia Teatro Griô apresentando “Sessão de histórias e cantigas”. No sábado (13) tem mais ‘Leitura Viva’ com a Pipoca Moderna e Kátia Borges. A programação da manhã contará ainda, às 9h, com a oficina de turbantes organizada pelos escritores Valdiele Lima e Rubens Ferreira, autores do livro infantil “Ayabá e os Caminhos para Ancestralidade”.
Às 10h, será a vez da escritora kids baiana, Luiza Meireles, conversar com o público infantil. Na sequência, Luciana Araújo Simões traz as “Histórias cantadas do MalaMalaTum”. O bate-papo com a escritora Denízia Kawany Fulkaxó e o show da cantora Analu Sampaio marcam as atividades da tarde.
O encerramento da Fligêzinha acontece na manhã de domingo (14), com a presença de Márcia Mendes, escritora de “Um livro para chamar de meu” e do escritor responsável por levar a literatura afro-brasileira infantil para a Fligê, Marcos Cajé, com “Histórias que inspiram: Literatura afrofantástica”. Em seguida, as “Histórias cantadas do MalaMalaTum”, com Luciana Araújo Simões.
Jornal da Chapada