Jornalistas da Globo no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília fizeram paralisação na tarde desta sexta-feira (19), para protestar por melhores salários. Eles alegam que a emissora ofereceu aumento abaixo da inflação do período.
O movimento, que foi parar em grupos de WhatsApp, contou com outros veículos de comunicação. A proposta foi aprovada em uma assembleia unificada na última terça (16).
As manifestações, que contaram com apoio dos respectivos Sindicatos dos Jornalistas das capitais, foram realizadas em frente às sedes da empresa. A adesão, que foi considerada alta, contou também com profissionais da GloboNews.
Aumento real
De acordo com a coluna Notícias da TV, os jornalistas estão pedindo um aumento que reponha o crescimento da inflação, na casa dos 10,75%, que já foi dado por outras empresas, como a Record e o SBT. A Globo adiantou apenas parte do índice da inflação, de 5,5%.
A proposta da emissora é dar o aumento de apenas 7% — o que não é considerado um aumento real pelos contratados. A data-base da negociação em SP é dezembro –ou seja, a negociação existe na capital faz oito meses.
RJ e DF tem datas bases diferentes. Além dos braços cruzados para chamar a atenção, nas três capitais foi usado um trio elétrico com sindicalistas e jornalistas falando sobre a questão.
Programação normal
A programação jornalística da GloboNews e a edição dos principais telejornais da Globo, como o Jornal Nacional, não tiveram maiores problemas por conta do grande número de profissionais que a emissora tem nas cidades que participaram do movimento.
Está marcada para acontecer ainda neste mês uma reunião entre o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e Rio de Janeiro ainda este mês. O esperado é que, com esta nova conversa a situação se resolva. Da Revista Fórum com informações do Notícias da TV.