Os registros de documentos que podem comprovar fake news cresceram na Bahia. Conforme levantamento divulgado pelo Colégio Notarial do Brasil, entidade que representa os Cartórios de Notas do país, o número de atas notariais realizadas na Bahia em 2021 foi 31,79% maior do que o registrado em 2020. Em números absolutos, foram 3.780 atos feitos em 2021 em comparação a 2.868 realizados no ano de 2020.
As atas notariais são documentos públicos que narram fatos ou circunstâncias presenciadas pelo tabelião, para pré-construir uma prova a ser utilizada em processos judiciais. Sua utilização tem sido cada vez mais procurada nos Tabelionatos de Notas baianos como forma de combater ofensas pessoais e caluniosas a pessoas e instituições.
Nas eleições para governador de 2018, ano em que as fake news tiveram maior repercussão, o número de atas notariais teve um crescimento de 884% em relação a quatro anos antes, passando para 1.861 documentos emitidos pelos Cartórios de Notas da Bahia. Nas eleições de 2014, foram registrados 189 documentos deste tipo
Conforme o levantamento, o registro cresce às vésperas das eleições, quando as fake news e ataques virtuais entre candidatos e apoiadores também se elevam. A pesquisa foi realizada por meio da plataforma de dados da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (CENSEC), base que reúne as informações dos atos praticados pelos Tabelionatos brasileiros.
Como registrar uma ata notarial
Para registrar uma ata notarial, o interessado deve buscar um Cartório de Notas, de forma física ou pelo site e-Notariado, e solicitar que seja feita a verificação de uma determinada situação. Jornal da Chapada com informações de G1 Bahia.