Agricultores que produzem frutas e hortaliças em municípios dos Territórios de Identidade Piemonte da Diamantina e Sertão do São Francisco receberam, nesta sexta-feira (2), o certificado de conformidade orgânica. Com a autenticação, 162 famílias, das 53 unidades produtivas certificadas, agora podem acessar mercados mais especializados e gerar mais confiança para seus clientes.
A viabilidade dos selos se deu por meio do Sistema Participativo de Garantia (SPG), processo de certificação orgânica que aconteceu de forma coletiva, na qual um núcleo de agricultores organizados avalia e certifica a produção de outros agricultores. Para isso, os agricultores participaram ativamente de reuniões e trocas de experiências para garantirem a qualidade orgânica dos alimentos, bem como fazer o monitoramento mútuo da produção.
O método é mais simplificado e mais barato do que a contratação de auditoria e é igualmente reconhecido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os eventos de entrega de certificados aconteceram no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar, em Jacobina, e no no espaço da Feira de Orgânicos e Agroecológicos do Armazém da Caatinga, na Vila Bossa Nova em Juazeiro.
A ação foi executada pela Associação Povos da Mata, organização contratada pelo Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A iniciativa conta com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). Com informações de assessoria.