“Recebi a bênção do povo Pataxó, em Porto Seguro, onde reafirmamos nossa posição por demarcação de terras para evitar conflitos agrários e, consequentemente, mortes no campo ou nas aldeias indígenas. Os povos originários trazendo a força e a energia da nossa ancestralidade. Precisamos lutar para garantir saúde, educação e infraestrutura para as aldeias”, destaca o deputado federal e candidato à reeleição, Valmir Assunção (PT-BA). Na oportunidade o candidato falou sobre a importância das eleições de Lula para presidente e Jerônimo para governador como forma de continuar os trabalhos já desenvolvidos com os indígenas do estado baiano.
Neste sábado (3), Valmir fez um balanço das atividades e citou a participação dos povos tradicionais e quilombolas no processo de produção de alimentos na Bahia. O candidato à reeleição ainda aponta que “a esperança é vermelha” e que lutará para construir políticas públicas com o governo Lula para fortalecer o conjunto dos direitos indígenas, protetores da Amazônia e de tantos outros biomas. “Mais uma vez estive em Porto Seguro, região em que ataques ao povo Pataxó se intensificaram diante da ofensiva violenta de Bolsonaro”, sintetiza.
“Nosso compromisso também se dirige ao movimento indígena nas pautas relacionadas ao meio ambiente, ao território demarcado, da saúde, educação e promoção da renda garantidos”, completa Valmir. O petista esteve também em Caravelas, Alcobaça, Prado, Medeiros Neto, Teixeira de Freitas e Itamaraju, municípios do extremo sul baiano que contaram com a caravana do PT para atividades políticas, comícios e inaugurações de comitês de campanha. “O extremo sul é todo Jerônimo e Lula”, finaliza.