O presidente Jair Bolsonaro (PL) se referiu a um dos apresentadores do pool de podcasts em que dava entrevista na noite desta segunda-feira (12) de maneira racista. “Você é afrodescendente?”, questionou o presidente. “Eu sou”, respondeu o apresentador Felipe Vilela.
“Tu é meio escurinho. Ah, isso é crime”, retrucou Bolsonaro, em tom de ironia. “Não ouviu falar que eu era racista, não?”, completou. Antes, o chefe do Executivo já tinha se referido a ele como “gordinho”. A seguir, Bolsonaro também fez “piada” com o apresentador Teófilo Hayashi, chamando-o de “japa”.
Racismo recorrente
Esta não foi a primeira vez em que Bolsonaro é racista e preconceituoso. Em maio de 2021, na saída do Palácio do Alvorada, em Brasília, ele disse ter visto uma barata no cabelo crespo de um rapaz que tentava tirar uma foto sua.
A mesma “piada” foi repetida por ele em julho do ano passado, quando comparou o cabelo crespo de um rapaz a um “criador de baratas” e perguntou quantas vezes por mês ele o lavava.
Em maio deste ano, o presidente perguntou se um apoiador negro “pesava mais de 7 arrobas”, mesmo termo utilizado por ele em 2017, durante palestra no Clube Hebraica, no Rio de Janeiro. Redação da Revista Fórum com informações do UOL.