A ‘Terra Afefé’, vista por muitos como uma microcidade em Ibicoara, na Chapada Diamantina, tem a terra como matéria-prima. ‘Afefé’ foi construída com adobe (tijolo de barro cru), pintada com cal, com piso de cimento queimado.
O projeto é elaborado pelo artista Rose Afefé, que retoma técnicas e materiais ancestrais para o espaço. A ‘Terra Afefé’ teve início em 2018 e surge com o desejo de romper os dualismos colocados pela colonialidade que tendem a separar a natureza da cultura.
“Depois que eu consegui o lugar, a ideia para construir Afefé surgiu no momento em que eu estava desenhando como seriam as casinhas dessa terra. Quando risquei no papel pensei em economizar material juntando as paredes. Foi assim que vi uma sequência de casas que lembravam muitos desenhos que fazia na infância e na faculdade”, conta Rose.
“O fato de ter aprendido a construir me trouxe autonomia para conseguir projetar de forma real e entender o tempo que levaria. Contei muito com a comunidade local, com pessoas que surgiram em momentos em que eu estava mais vulnerável. A Afefé está em processo de construção ainda e não tenho certeza quando será finalizada. Porque vejo como uma obra viva, fluida e mutável”, completa. Jornal da Chapada com informações de ArchDaily.