A cidade de Salvador ficou na primeira posição entre as capitais nordestinas no indicador que mede a qualidade da informação contábil e fiscal no ranking de Competividade dos Municípios de 2022, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CPL), conforme levantamento divulgado na última terça-feira (13).
O ranking analisou dados de 415 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes. O índice tem como objetivo avaliar a qualidade dos materiais enviados pelas administrações municipais. Já no pilar Instituições, a capital baiana subiu 40 posições por conta da melhora da taxa de investimento.
O indicador, que faz parte do pilar Funcionamento da Máquina Pública, usa como base os dados fiscais e contábeis enviados pelos municípios através do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Sincof), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
A secretária Municipal da Fazenda, Giovanna Victer, comemorou o indicativo. “Mais um bom resultado que atesta o compromisso da gestão com a responsabilidade fiscal, transparência e prestação de contas ao soteropolitano”, pontuou.
Salvador também foi destaque no pilar econômico, subindo 44 posições no comparativo com o relatório divulgado em 2021. Segundo dados divulgados pelo Cadastro de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Previdência, a cidade gerou 24.662 vagas de emprego formais no acumulado de 2022, registrando o melhor desempenho dentre as capitais do Norte e do Nordeste e o 6º melhor no cenário de todas as capitais brasileiras.
Jornal da Chapada