A deputada estadual paulista Isa Penna (PCdoB) recebeu uma ameaça de morte direta neste fim de semana, por e-mail, e encaminhou o caso para a Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo, para que o caso seja investigado com urgência. Diferentemente de outras ameaças já recebidas pela parlamentar, todas anônimas, desta vez o autor se identificou.
Seria Emerson Eduardo Rodrigues Setim, segundo a assinatura da mensagem, um homem que já foi preso em 2012 por manter um site com conteúdo contra negros, judeus, mulheres, homossexuais e nordestinos, e que também esteve envolvido numa investigação sobre ameaças ao ex-deputado Jean Wyllys, sete anos depois.
No texto intimidatório mandado para Isa, o criminoso exige que o deputado estadual bolsonarista Douglas Garcia (Republicanos) não seja cassado. Garcia se tornou alvo de repúdio público, vindo de todos os lados, por conta de uma agressão cometida por ele contra a jornalista Vera Magalhães, no debate da TV Cultura com os candidatos a governador de São Paulo, na última terça-feira (13).
Desde o grotesco episódio, colegas da Alesp vêm abrindo pedidos de cassação contra o político reacionário. “É extremamente grave. Além de todos os xingamentos e ameaças, é uma clara tentativa de intimidação e coração de uma mulher que é uma parlamentar e candidata a deputada federal”, disse Maíra Recchia, advogada que representa o mandato de Isa Penna.
“Mais uma vez fui ameaçada de morte! Não é a primeira… é a terceira vez só este ano. E mais uma vez, assinado por um grupo neofascista… Estamos num momento histórico. Não vamos recuar. É uma tentativa frustrada de silenciamento das mulheres e o caminho é a rua! É a política e ocupar estes espaços em defesa da democracia! O voto enquanto resistência! Sou mulher e estou na política, sim! Minha caminhada é lado a lado do povo brasileiro, por um Brasil que defenda seu povo e os direitos de todas e todos! Eu não sou uma ‘aberração’, meu nome é Isa Penna, sou a mulher que enfrentou o meu assediador e ninguém vai me calar!”, denunciou Isa em seu perfil oficial no Twitter. Com informações da Revista Fórum.