Uma nova pesquisa Genial/Quaest sobre a corrida presidencial, divulgada nos primeiros minutos desta quarta-feira (21), mostra que o ex-presidente Lula (PT) ampliou ainda mais a sua vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL), após subir dois pontos em relação à última sondagem, chegando a 44% das intenções de voto, contra 34% do atual mandatário, que se manteve estável.
Se forem considerados apenas os votos válidos, ou seja, excluindo os brancos e nulos, Lula atinge 49% e fica muito próximo de uma vitória em primeiro turno, o que já foi detectado nos últimos levantamentos do Ipec (antigo Ibope) e do Datafolha. Na terceira posição aparece o ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 6% da preferência do eleitorado, um ponto abaixo da última pesquisa do instituto, seguido pela senadora Simone Tebet (MDB), que cresceu um ponto e foi a 5%.
Numa pergunta inédita, visando apontar a possibilidade de eleitores de outros candidatos aderirem ao voto útil em Lula, para que o petista tenha a vitória ainda no primeiro turno, 26% dos que votam em Ciro Gomes e Simone Tebet disseram que migrariam para o ex-presidente, para que a fatura fosse liquidada o quanto antes.
O número é o dobro do que Lula precisa para atingir 50% mais um, encerrando a disputa na primeira volta, e fazendo com que Jair Bolsonaro arrume as malas já no segundo dia do mês de outubro. Os votos brancos e nulos somaram 5% dos entrevistados, enquanto os indecisos são outros 5%. A redação é da Revista Fórum.