Responsável por realizar a necropsia de óbitos decorrentes de causas naturais, o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) de Salvador e Região Metropolitana (RMS) foi inaugurado, na manhã desta sexta-feira (23), após um termo de cooperação técnica entre as Secretarias da Segurança Pública (SSP) e de Saúde (Sesab).
Espaço localizado na sede do Departamento de Polícia Técnica (DPT), na Avenida Centenário, foi entregue pelo subsecretário da SSP, delegado Hélio Jorge Paixão, pelo diretor do DPT, perito criminal Edson Luiz dos Reis, e pela secretária de Saúde, Adélia Maria Carvalho.
Localizado no primeiro andar do Instituto Médico Legal (IML) Nina Rodrigues, mais de R$ 3 milhões foram investidos pelo Governo do Estado no novo espaço que servirá para o trabalho de perícia nos casos de mortes naturais.
Totalmente reformado, o espaço conta com novas salas estruturadas para os serviços de necropsia, vigilância epidemiológica, microscopia, anatomia patológica, entre outros procedimentos.
O SVO funcionará diariamente – incluindo os sábados, domingos e feriados -, sempre das 7:00 às 19:00h, para realização de necropsia e 24 horas para o recolhimento de corpos. A busca dos corpos poderá ser feita no domicílio ou através de serviços de saúde.
“Esperamos que com essa parceria avancemos com SVO’s para outros grandes pólos da Bahia para que, juntos, entreguemos à população um excelente trabalho. Aqui nós teremos condições de recepcionar, encaminhar e dar essa tranqüilidade em momentos complicados para as famílias baianas”, enfatizou o subsecretário da SSP.
O serviço atenderá, além da capital baiana, os municípios de Camaçari, Lauro de Freitas, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz. Com informações de assessoria.