O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve segurança reforçada e, entre os equipamentos, estão seis pastas balísticas. Tratam-se de equipamentos semelhantes a malas de viagem que, se desdobrados, se transformam em um escudo antibalas. O reforço é o mesmo já utilizado pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo apurou uma colunista do portal UOL.
A segurança foi reforçada por uma série de eventos: para acompanhar o petista na agenda eleitoral, são avaliados todos os colaboradores eventuais. Na investigação, a Polícia Federal identificou cinco foragidos com prisão preventiva decretada. Além disso, o delegado responsável pela integridade física de Lula abriu 3 inquéritos para investigar ameaças contra o ex-presidente.
Uma dela refere-se a uma postagem de vídeo em que Luiz Henrique Crestani usa a imagem de Lula como alvo para disparos de espingarda.
Crestani publicou o vídeo atirando com uma espingarda em uma foto de Lula nas redes sociais. Na gravação, o empresário está ao lado da esposa e diz “Qual que é o ladrão? Estou na dúvida. Vamos ver onde a arma pega”. Em seguida, ele dispara seguidas vezes. No vídeo, é possível ver que há um desenho de Lula com uma arma e, em cima, a mensagem “atire no ladrão”. Redação do Yahoo Notícias com informações do UOL.