Uma estudante cadeirante, identificada como Geane da Silva Brito, 20 anos, foi morta após um homem armado invadir a escola municipal ‘Eurides Sant’Anna’, em Barreiras, no Oeste da Bahia, na manhã desta segunda-feira (26).
O crime foi cometido por outro estudante de 14 anos, que estava vestido de preto. A identidade do suspeito não foi revelada, e segundo informações, ele não frequentava as aulas há algum tempo. Não há ainda informações sobre as motivações do ataque.
Segundo a Polícia Militar, o homem pulou o muro da escola e atingiu a estudante com uma faca e machadinha, que levava, além dos disparos de revólver de calibre 38. A PM ainda encontrou uma bomba caseira com o jovem.
O menino também foi alvejado por uma terceira pessoa que passava pelo local, ainda não identificada. O atirador que assassinou a cadeirante foi atendido por uma ambulância da Samu, e foi atingido em um dos ombros, no abdômen e em uma das pernas.
O Samu informou que quando o atirador foi socorrido, não respondia aos comandos da equipe médica, mas a saturação estava boa. O jovem deu entrada na unidade médica por volta das 8h10 e foi para o centro cirúrgico. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele.
Em vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver as crianças correndo aos gritos aos gritos para fora da escola. Ainda pela manhã, alunos se reuniram no pátio da instituição, fizeram orações e se emocionaram ao lembrar do ataque.
A Polícia Civil investiga algumas publicações em redes sociais atribuídas ao adolescente de 14 anos com discurso de ódio. Em nota, a Prefeitura de Barreiras lamentou o caso e disse que a Secretaria de Educação e a Polícia Militar acompanham e oferecem apoio e assistência aos estudantes e seus familiares.
“Em tempo, solidarizam-se com a família da aluna vitimada, expressando os mais profundos sentimentos neste momento de profunda dor e consternação”, afirma um trecho da nota. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) também se manifestou por meio do Núcleo Territorial da Bacia do Rio Grande (NTE 11).
O órgão informou que uma equipe do NTE e psicólogos da SEC foram colocados à disposição para prestar atendimento e apoio socioemocional à comunidade escolar e aos familiares da vítima. “Neste momento de dor, a SEC se solidariza com os familiares, amigos, estudantes, educadores e trabalhadores da instituição de ensino”, afirmou a secretaria. Jornal da Chapada com informações de G1 Bahia e Revista Fórum.
Leia também
#Bahia: Confira as mensagens que atirador de escola em Barreiras deixou momentos antes do ataque