Cidades de diversos estados brasileiros vem recebendo desde o dia 16 de setembro, intervenções artísticas, educacionais e de mobilização de O Rebuliço, programa de permanência da organização de juventudes Engajamundo, que tem por objetivo promover a criação de mecanismos para inclusão de jovens ativistas em condições de vulnerabilidade em espaços de tomada de decisão. As cidades baianas de Porto Seguro, Salvador e Feira de Santana fazem parte da programação.
Hoje, mais de 30 jovens voluntários da rede são atendidos pelo programa, por meio de formações e recursos que potencializem suas atividades na organização. As ações terão como tema a pesquisa “Cadê os jovens na política pública federal?”, realizada pelo próprio Engajamundo, em parceria com os Institutos Cíclica e Veredas, que denunciou a queda de cerca de 50% das políticas públicas voltadas para o atendimento da juventude no âmbito federal entre 2020 e 2021.
Outdoors, projeções, busdoors, lambes, pinturas, grafites, adesivos, fotografias e muitas outras formas de manifestação são esperadas nesta primeira edição do programa, que tem como propósito aproveitar o momento de eleições para chamar atenção para a necessidade de haver mais políticas destinadas ao público jovem em toda a sua composição: comunidades tradicionais, indígenas, pessoas pretas e LGBTQIA+.
Além disso, o projeto visa convocar e estimular os jovens a participarem e ocuparem a política brasileira, inclusive a partir do voto consciente em 2022, como forma de defender o que acreditam.
“Envolve tanto ações de comunicação e de arte para impactar o público de forma mais visual, como também ações dos voluntários irem às ruas, escolas e universidades e dialogarem diretamente com a sociedade civil para falar sobre o jovem na política pública e compartilhar um pouco do que aprendemos dentro e fora do Engajamundo”, declara Paulo Galvão, coordenador do programa.
As atividades do projeto já foram iniciadas em Salvador (BA), com a distribuição de adesivos; São Paulo (SP), Belém (PA) e Recife (PE), com projeções visuais; e em Belo Horizonte (MG), com a colagem de lambes. O projeto contempla, ao todo, 16 cidades e dez estados brasileiros. As demais localidades com intervenções programadas são: União dos Palmares (AL), Imperatriz (MA), São Luís (MA), Porto Seguro (BA), Feira de Santana (BA), Santarém (PA), João Pessoa (PB), Itabaiana (SE), Caucaia (CE), Franca (SP), Piracicaba (SP).
Para acompanhar a programação da sua região, é possível acompanhar o Instagram da organização @engajamundo.
Pesquisa digital
Aqueles que não acompanharam o evento de lançamento da pesquisa “Cadê as Juventudes na política pública federal”, ocorrido no mês de agosto, em Salvador, já podem ter acesso online ao relatório e sumário executivo do estudo.
O relatório e o sumário executivo resumem como a pesquisa foi desenvolvida e destacam os seus principais achados. Para acessar os conteúdos, basta entrar na seguinte página disponibilizada pela organização: https://engajamundo.org/cadeasjuventudes/index.html.
A versão digital completa do documento ainda será divulgada pelo Engajamundo para amplo acesso do público em uma plataforma online. Nela, os usuários também encontrarão um mapa geolocalizado que permitirá rastrear políticas, iniciativas e serviços destinados ao público jovem. A ferramenta está prevista para ser lançada no fim deste mês.
Além de O Rebuliço, a organização já vem realizando, desde o mês de agosto, uma série de ações de divulgação para chamar atenção para o agravamento das juventudes brasileiras nas concepções de políticas e programas sociais trazidos pela pesquisa. Uma delas foi a colagem de lambes com as imagens de jovens e a mensagem “Eu voto”, feitos pelo artista gráfico Sato do Brasil no acampamento indígena Terra Live, em Brasília. As artes foram espalhadas pelas ruas da cidade-satélite, Curitiba, Manaus, Porto Alegre, Salvador e São Paulo. Com informações de assessoria.