O empresário bolsonarista José Sabatini foi alvo de um mandado de busca e apreensão e teve duas armas apreendidas em sua casa, na noite desta quarta-feira (28).
Nas imagens, que viralizaram, Sabatini defende que Jair Bolsonaro (PL) aplique um golpe de Estado. A escopeta e um revólver foram apreendidos por agentes do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHP), em Artur Nogueira, no interior de São Paulo.
As armas do bolsonaristas já tinham sido apreendidas em março de 2021, depois que ele divulgou vídeo no qual ameaçou atirar em Lula (PT). O ex-presidente chegou a apresentar queixa-crime por injúria, calúnia e difamação. Porém, inexplicavelmente, o caso foi arquivado, segundo o site do Tribunal de Justiça de São Paulo.´
Viralizou nas redes um vídeo em que apoiador de @jairbolsonaro desfila com escopeta e lambe cano da arma. pic.twitter.com/ZPg2CqUSvk
— O Antagonista (@o_antagonista) September 28, 2022
Osvaldo Nico Gonçalves, delegado-geral da Polícia Civil, relatou que Sabatini recebeu as armas de volta no dia 21 de setembro, depois de uma decisão judicial. O bolsonarista gravou o vídeo em que aparece lambendo o cano da escopeta e defendendo um golpe de Estado no mesmo dia.
“Ele ganhou na Justiça e, quando chegou na rua, fez aquela palhaçada lá”, declarou o delegado-geral, de acordo com reportagem de Alfredo Henrique e Rogério Pagnan, na Folha de S.Paulo.
Repercussão de vídeos faz polícia apreender armas novamente
Com a repercussão dos dois vídeos, a Polícia Civil realizou uma representação para apreender de novo as armas de Sabatini. Ambas estão legalizadas, mas, apesar disso, a exposição do armamento é indevida.
A Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) relatou que que equipes do DHPP e do 3º DP, em Campos Elíseos, realizam diligências para localizar Sabatini. As informações são da Revista Fórum.