“Vamos com tudo para esse novo ciclo de luta, ARIÃTÃ!” foi assim que comemorou sua vitória Célia Xakriaba (Psol), a Deputada Federal eleita com 101.078 votos, em Minas Gerais. Célia é a primeira Deputada Federal indígena eleita pelo estado.
Célia vem do território Xakriabá, no Norte do estado, e compõe a Bancada do Cocar, movimento que tem o objetivo de eleger mulheres indígenas para fazer a defesa dos territórios indígenas e de ações que cessem as mudanças climáticas.
Em seu discurso da vitória, Célia Xakriba reafirmou a defesa dos territórios indígenas. “Vou legislar no Congresso Nacional com o compromisso com o meio ambiente, com o compromisso com o território, com o chamado da terra, que me trouxe até aqui. Essa eleição é pelo planeta. Minas vai sentir orgulho de ‘mulherizar’, ‘reflorestar’ e ‘indigenizar’ a política com projetos de cultura“, disse.
Célia Xakriabá é professora, mestre, e foi a primeira mulher indígena a entrar no doutorado pela UFMG. Ela representou os povos indígenas na COP-26, participou ativamente da denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro por crime contra a humanidade em Haia.
Durante sua campanha Célia renunciou à doação de R$ 15 mil que sua campanha recebeu de Luciano Huck, apresentador da TV Globo. Outros R$ 20 mil, repassados por Candido Botelho Bracher, ex-presidente do Itaú Unibanco, também foram devolvidos. Com informações do site Notícia Preta.