O vídeo de Jair Bolsonaro (PL) discursando a maçons que está circulando nas redes sociais foi criticado por bolsonaristas em grupos de Telegram na terça-feira (4). O conteúdo do vídeo tem o logo do “Canal de Notícias Políticas”, que não tem mais página no Facebook.
“O Bolsonaro é maçom?”, “Vocês sabem se esse vídeo de Bolsonaro na maçonaria é verdade?”, “A maçonaria criou o comunismo”, “Não acredito que fiz campanha por quatro anos para um maçom”, “Em perfil de maçom, eu passo longe. Lixo satanista!” e “Pessoal, o vídeo é verdadeiro, não adianta negarmos. A pergunta que fica agora é: por que o nosso presidente está participando de cerimônias maçom?” são alguns dos comentários de frustração.
Será que os crentes sabem que Bolsonaro é da maçonaria, ficam compartilhando fake news sobre a fé do lula. João 8:32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” pic.twitter.com/SNHYvLE7AH
— Leon (@leonError404) October 4, 2022
Em razão das críticas, os militantes começaram a tentar conter o dano e disseram que Bolsonaro apenas foi discursar e estava fazendo campanha. “Petralhas estão postando vídeos e mensagens mentirosas sobre Bolsonaro: maçonaria e satanismo. Fiquem espertos e não caiam nessa!”, disse um após muitos grupos religiosos, como parte dos evangélicos, comparem a maçonaria a uma seita.
Segundo o Observador Folha/Quaest, que monitora 465 grupos de Telegram e 1.346 de WhatsApp, as mensagens mais virais sobre o assunto nesta terça foram as que tentaram explicar que a disseminação do vídeo é uma tática da esquerda para Bolsonaro perder voto entre evangélicos. Jornal da Chapada com informações de Folhapress.
Mais uma BOMBA ATÔMICA: Bolsonaro e o General Heleno comemorando o GOLPE DE 64 numa loja da maçonaria. pic.twitter.com/P2WcGE4Is6
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) October 4, 2022