Em meio ao segundo turno das eleições, uma bandeira do Brasil foi estendida nesta sexta-feira (14), no Palácio do Planalto. O ato teria sido a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo ele afirmou em uma live pelas redes sociais.
“Hoje, pedi para aquele bandeirão que existe, mandei pegar um usado, enorme. Mandei botar um no Alvorada, que é minha casa”, disse o presidente.
Na transmissão, Bolsonaro criticou decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que mandaram retirar do ar publicações de sua campanha tidas como notícia falsa. O presidente chamou as ações de “censura”.
“Acho que ninguém vai ter coragem de falar ‘retira daí, se não vou dar uma multa de não sei quanto por dia’. É a nossa bandeira do Brasil. A questão da censura é devagar. Certas coisas não se perdem de uma hora para a outra, você perde com o tempo“.
O chefe do Executivo ainda comentou uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) que manteve uma bandeira do Brasil colocada em uma fachada da igreja evangélica Assembleia de Deus, em Belém, após um pedido do PT para que ela fosse retirada.
“O PT disse que é propaganda eleitoral. Dessa vez, a juíza agiu corretamente, falou que é um símbolo nacional. Orgulho vermos a bandeira do Brasil por aí em local de destaque e, logicamente, sendo tratada de forma respeitosa. Mas o PT quis tirar de lá“. Com informações de O Tempo.