Reportagem de João Peres, Marcos Hermanson Pomar e Tatiana Merlino no site The Intercept nesta terça-feira (18) revela que os planos de liberação do garimpo e do desmatamento em áreas indígenas de Jair Boslsonaro (PL) já está em curso.
A confirmação é feita em um áudio atribuído ao capitão da reserva Álvaro Carvalho Peres, que em reunião fechada disse que Marcelo Xavier, presidente da Funai, está estudando duas instruções normativas.
“Uma que permite o indígena a fazer o manejo florestal, vender a madeira, cultivar a madeira. E a segunda é o garimpo em terra indígena, que já existe hoje de forma irregular”.
A declaração foi dada em reunião no dia 23 de agosto do alto comando da Funai com indígenas ligados a Bolsonaro e ruralistas que plantam soja, milho e arroz dentro da Terra Indígena Sangradouro, no leste do Mato Grosso.
A declaração vai ao encontro do que disse Xavier à Jovem Pan em agosto, quando confirmou “a vontade da mineração em terras indígenas”.
Em visita a uma estação de garimpo ilegal na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, em outubro do ano passado, Bolsonaro falou que “esse projeto é impositivo”.
“Se vocês quiserem plantar, vão plantar. Se vão garimpar, vão garimpar. Se quiserem fazer algumas barragens no vale do rio, vão poder fazer”.
Leia a reportagem e ouça os áudios no site The Intercept. Com informações da Revista Fórum.