Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (19) mostra que o ex-presidente Lula (PT) mantém a liderança e aparece com 47% das intenções de votos contra 42% do presidente Jair Bolsonaro (PL).
No levantamento anterior, realizado há uma semana, Lula tinha 49% e Bolsonaro 41%. Dessa maneira, a diferença entre eles oscilou de oito para cinco pontos percentuais. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.
Quando são considerados apenas os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos e são usados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para totalizar o resultado do pleito, Lula aparece com 53% e Bolsonaro com 47%. No levantamento anterior o placar era de 54% para o petista e 46% para o presidente.
Desde o início do segundo turno, a Quaest incluiu um novo cálculo, o chamado likely voter (eleitor provável), que considera os eleitores com maior probabilidade de irem votar no dia 30 de outubro. Nesse segmento, Lula aparece com 52,3% dos votos válidos contra 47,2% de Bolsonaro.
Quando a pesquisa pergunta sobre a expectativa de vitória, 53% dos entrevistados acham que Lula vai vencer e apenas 32% apostam numa eventual reeleição de Bolsonaro.
Por região
O ex-presidente Lula mantém ampla vantagem no Nordeste: 67% a 25% para o petista. Na região Sudeste, Bolsonaro aparece com 47% (na anterior tinha 46%). Lula tinha 41% e oscilou para 39%.
O Sul segue como a fortaleza bolsonarista: Bolsonaro aparece com 54% contra 33% de Lula. No Centro-Oeste, o presidente tem 46% e o petista 44%. Na região Norte, Bolsonaro aparece com 46% e Lula com 44%.
Classe social
A pesquisa também revela uma verdadeira luta de classes na eleição deste ano: Lula lidera com 55% entre aqueles que recebem até dois salários mínimos contra 35% de Bolsonaro.
Na faixa daqueles que recebem de 2 a 5 salários mínimos, Bolsonaro oscilou de 45% para 48% e Lula foi de 44% para 39%. Entre os mais ricos, Bolsonaro aparece com 47% e Lula com 41%.
Rejeição
Um dado da pesquisa Quaest que chama atenção é a rejeição de Bolsonaro, que diminuiu: no levantamento do dia 28 de setembro era de 55%, agora é de 46%. Por sua vez, 43% declaram que não irão votar em Lula.
Indecisos
Votos em branco, nulo ou não vão votar permanece em 6%. Os indecisos variaram de 4% para 5%. A pesquisa foi realizada entre os dias 16 (domingo) e 18 (terça-feira). Foram entrevistadas 2 mil pessoas. Redação do site da Revista Fórum.