Levantamento da empresa Brasmarket sobre o segundo turno da corrida presidencial, divulgado nesta segunda-feira (24), mostrou o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, com 47,7% das intenções de voto. O candidato petista, Luiz Inácio Lula da Silva, estava com 41,8%. A margem de erro geral da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Considerando apenas as intenções de votos válidos (excluindo os votos em branco, nulo e eleitores indecisos), Bolsonaro teria 53,3% e Lula, 46,7%.
Nota da redação: No primeiro turno, a Brasmarket apresentou divergência importante entre a pesquisa e o resultado apurado nas urnas. Em pesquisa divulgada no dia 30 de setembro, dois dias antes das eleições, o instituto mostrava que Bolsonaro tinha 45,4% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), e que Lula tinha 30,9%. A margem de erro era de dois pontos percentuais. O resultado apurado nas urnas revelou um cenário bem diferente para Lula, que fez 48,43% dos votos válidos – muito distante da margem de erro alegada. Bolsonaro obteve 43,2% dos votos válidos. A maioria dos institutos não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno.
Intenção de voto para a Presidência da República (estimulada: votos totais)
– Jair Bolsonaro (PL) – 47,7%
– Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 41,8%
– Nulo/branco/nenhum – 5,2%
– Não sabe/não respondeu – 2,9%
– Não vai votar – 2,5%
Intenção de voto para a Presidência da República (estimulada: votos válidos)
– Jair Bolsonaro (PL) – 53,3%
– Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 46,7%
Metodologia da pesquisa
A Brasmarket realizou a pesquisa com recursos próprios. Foram entrevistados 2.400 eleitores em todo o país entre 19 e 23 de outubro, por telefone. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-08487/2022. Consulte o relatório completo aqui.
A pesquisa divulgada em 30 de setembro entrevistou 1,6 eleitores do país. A margem de erro era de 2,45 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi contratado pela Associação de Supermercados do Rio de Janeiro e foi registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-08847/2022. Com informações da Gazeta do Povo.