Alguns usuários tiveram o Auxílio Brasil bloqueado nos últimos dias, bloqueando o direito às parcelas. A próxima rodada de pagamento da Caixa Econômica Federal (CEF) deve acontecer entre os dias 17 e 30 de novembro, caso não haja antecipação.
No caso do bloqueio, o usuário irá encontrar a mensagem “Auxílio Brasil bloqueado para crédito em conta”, sem conseguir receber a última parcela do pagamento.
Neste caso, a recomendação do Governo Federal é que o usuário do programa se desloque para um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade.
Será preciso levar documentos como o CPF ou o Título de Eleitor e pelo menos um documento de cada pessoa da família, podendo ser os seguintes: CPF, certidão de nascimento, certidão de casamento, RG, carteira de trabalho ou título. Se a pessoa for indígena, o Registro de Nascimento Indígena (RANI) também é válido.
Caso os dados já tenham sido atualizados e o Auxílio Brasil continuar bloqueado, ou o beneficiário continuar recebendo mensagens para correção do cadastro, é aconselhado que o usuário procure o setor responsável pelo Auxílio Brasil e Cadastro Único na sua cidade para verificar o que pode estar ocorrendo.
Causas do bloqueio
O auxílio pode estar bloqueado por diversos motivos, sendo o mais comum a data de pagamento. O calendário obedece a data final do NIS, de 1 a 0, e se o beneficiário consultar o depósito antes do dia programa, então encontrará o crédito travado.
Também há outros fatores que podem levar ao bloqueio, como deixar de atender os requisitos para participar do programa, ou não se enquadrar mais nos critérios de recebimento. Jornal da Chapada com informações de Jornal DCI.