A Câmara Técnica de Cultura da Chapada Diamantina (Codeter – CD) promove, durante os dias 17 e 18 de novembro, o segundo Fórum Territorial de Cultura da Chapada Diamantina. O encontro acontecerá na cidade de Seabra, de forma presencial, no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb-Seabra). O tema central desta edição do fórum será ‘Cidadania Cultural: Identidade, Territorialidade e Diversidade’.
O Fórum Territorial de Cultura da Chapada Diamantina (ForTe Cultura-CD) é um espaço de diálogo permanente sobre as políticas culturais neste Território de Identidade e suas interfaces interinstitucionais com os diversos segmentos que atuam no campo da cultura. É um espaço em que agentes culturais da sociedade civil e do poder público se reúnem, com demais interessados, para planejar e definir estratégias, metas e ações para o fortalecimento da política territorial de cultura da Bahia.
Nesta edição do ForTe Cultura-CD o destaque é para a retomada da elaboração do Plano Territorial de Cultura, a implantação dos Sistemas Municipais de Política Cultural e a consolidação da Câmara Técnica de Política Cultural do Codeter – Chapada Diamantina.
No primeiro dia de evento, a programação contará com as rodas de conversas, ‘Viva Cultura Viva – perspectivas para 2023’, que será conduzida por Márcio Caíres (Pontão de Cultura Grãos de Luz e Griô) e Evanice Lopes (Conselheira Estadual de Cultura), e ‘Lei Paulo Gustavo LPG e Lei Aldir Blanc II: Desafios e Mecanismos de execução’ com Shaolin Barreto (Consultoria e Assessoria em Políticas Públicas de Cultura com Ênfase Municipalista).
Já no segundo dia, as rodas de Conversa ‘Chapada Diamantina, um Patrimônio Singular e Plural’, ‘Projeto Cultura Legal’ e ‘Resistência e Identidade Quilombola na Chapada Diamantina’ são destaques.
Além das importantes rodas de conversas, os participantes terão acesso a uma extensa programação cultural, com músicas, poesias e Djs. Durante os dois dias, agricultores e agricultoras estarão comercializando seus produtos na Feira Agroecológica da Chapada Diamantina.
O ForTe Cultura – CD Contará com a participação dos gestores, conselheiros, agentes, fazedores de cultura de toda sorte e alvitre: artistas, artesãos, representações da cultura popular, grupos e coletivos culturais, bem como dos povos e comunidades tradicionais do território Chapada Diamantina.
A celebração noturna fica por conta de Batukarte, Deni Reis, Samba de Roda da Vazante, Seabra, Yayá Massemba, Mulheres no Samba, Vale do Capão Palmeiras. Para informações e acesso a programação, acesse o IG @forteculturacd. Com informações de assessoria.