O sambista Arlindo Cruz, que sofreu um AVC em 2017, iniciou um tratamento à base de óleo de cannabis. A notícia foi divulgada pela esposa do cantor, Babi Cruz.
O canabidiol, conhecido como CBD, é um medicamento que contém uma substância presente na planta Cannabis e que atua no sistema nervoso central.
No Brasil, a Anvisa criou uma categoria de medicamentos derivados da Cannabis que podem ser comercializados após aprovação da Agência e atualmente o canabidiol já é vendido no país, sendo necessária a apresentação de receita médica de controle especial.
“O tratamento já vem mostrando resultados significativos em aspectos físicos e cognitivos. Esse é só o início, poeta. Estamos muito esperançosos“, disse Babu Cruz, compartilhando um vídeo de Arlindo tomando sol no perfil do Instagram do sambista, completando: “Essa vitória é nossa“.
Quando teve o AVC, o sambista chegou a ficar internado por mais de um ano. Desde a alta, continua o tratamento em casa. Arlindão faz sessões de fonoaudiologia e fisioterapia.
Para que serve o canabidiol
No Brasil, o canabidiol está aprovado para o tratamento de epilepsia refratária em crianças e adolescentes que não respondem a outras terapias disponíveis, principalmente em casos de síndrome de Lennox-Gastaut, síndrome de Dravet e esclerose tuberosa.
Além da epilepsia, estudos têm sido realizados sobre o benefício do canabidiol em doenças como a doença de Parkinson e Alzheimer, tratamento da dor crônica, ansiedade e em pessoas com câncer, por exemplo. No entanto, não há comprovação suficiente até o momento para recomendar o uso deste medicamento nessas situações.
Além disso, é possível que o canabidiol também tenha outros benefícios e propriedades farmacológicas, como ação analgésica e imunossupressora, podendo ser útil no futuro no tratamento de AVC, diabetes, náusea, distúrbios do sono e do movimento, o que o torna um medicamento com um grande potencial terapêutico.