A safra baiana de cereais, leguminosas e oleaginosas em 2022 mostrou no mês de outubro sua maior da série histórica comparado ao mês setembro, soma um aumento de 8,2%, que representa 857.325 toneladas em relação a 2021, que corresponde 10.504 milhões de toneladas, conforme o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado na última quarta-feira (9).
A Bahia está entre os 10 maiores produtores grãos do país junto com Mato Grosso, que continua na liderança, e também com estados como Paraná, Goiás dentre outros.
Em nível nacional, a estimativa de outubro para a safra de grãos 2022 cresceu 0,3% frente à do mês anterior, chegando a 262,8 milhões de toneladas. Este número é 3,8% superior à produção de 2021 (que foi de 253,2 milhões de toneladas).
O grupo de cereais, leguminosas e oleaginosas (grãos) engloba os seguintes produtos: arroz, milho, aveia, centeio, cevada, sorgo, trigo, triticale, amendoim, feijão, caroço de algodão, mamona, soja e girassol.
Para o secretário da Agricultura da Bahia, Leonardo Bandeira, o agronegócio baiano está passando por um momento de crescimento, sendo responsável por um terço de todos os empregos gerados no Estado, além de participar de um quarto do PIB (Produto Interno Bruto). Ele acrescenta que os números positivos obtidos nos últimos anos, é resultado de ações do governo do Estado que visam fomentar o agronegócio baiano. Com informações de assessoria.