O governador Rui Costa (PT), em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (21), em Salvador, negou a possibilidade de ser indicado para presidir a Petrobras, por impedimento legal. O petista também disse que não há indicações para assumir ministérios no governo Lula; segundo ele, já são seis pastas especuladas até o momento na imprensa.
“Pela lei atual, eu nem posso assumir direção ou presidência de empresa nenhuma porque mudaram a Lei das Estatais, em que é proibido a quem ocupou cargo eletivo nos últimos quatro anos assumir a presidência da empresa. São 30 meses. Acho essa legislação absurda, não pela possibilidade de eu assumir, mas é tão desorientada essa lei, na minha opinião, que você pode ser governador de São Paulo, da Bahia ou de Minas, mas não pode ser presidente da Petrobras ou de outra estatal, da Codevasf”, comentou Rui.
“É um negócio esdrúxulo que foi feito naquela onda de um falso moralismo. A lei precisa ser refeita, mas eu acho que precisa ser refeita daqui a um ano só, mais adiante, para não ter qualquer especulação [sobre favorecimento a ele]”, declarou.
Máscaras
O governador também fez um novo apelo pela vacinação das pessoas contra a Covid-19. “Temos ainda um número muito alto de não vacinação das pessoas, mas não estamos ainda no momento de tornar obrigatório o uso de máscaras”, disse o governador. Ele disse, entretanto, que determinou o aumento do número de leitos no Hospital Espanhol e também a realização de novas campanhas para alertar o público sobre a vacinação. Do Política Livre.