A Chapada Diamantina é conhecida por suas maravilhas naturais, mas muitas delas são acessíveis somente por meio de trilhas. Algumas são bem intensas e demandam disposição física e cuidados, mas também existem opções mais tranquilas, para todas as idades. Confira abaixo algumas das trilhas mais procuradas da região:
Cachoeira do Sossego
Com partida situada no município de Lençóis, a trilha da Cachoeira do Sossego tem cerca de 14km. É classificada como moderada, devido ao seu trecho final, que perpassa entre as pedras do rio. A cachoeira apresenta uma queda d’água de 20m, que forma uma piscina natural para banhos.
Suas águas caem em meio a um cânion formado pelo rio Ribeirão e as pedras ao seu redor são ótimos lugares para tomar sol depois do banho nas águas geladas. Na volta, a rota passa pelo famoso Ribeirão do Meio, um escorrega natural criado pelo rio, cercado de diversos poços para banho.
A presença de guias não é obrigatória, mas muitas vezes recomendada, já que a trilha não é bem demarcada. Um guia possibilita adicionar mais valor à sua experiência, ao contar histórias sobre o local.
Rampa do Caim
Esta trilha tem como ponto de partida o vilarejo histórico de Igatú, um antigo povoado de garimpeiros que mantém viva a memória da mineração de diamantes no Brasil. A Rampa do Caim é um mirante natural que oferece uma vista belíssima sobre o Vale do Pati e do Paraguaçu, na Chapada Diamantina. Nesse passeio, é recomendável também conhecer o Museu Gruna do Brejo, que possui estátuas dos garimpeiros que trabalharam no passado. Muitas histórias para contar.
Cachoeira da Fumaça
Esta é uma das trilhas mais cobiçadas da região. Os viajantes partem da sede da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão, uma associação sem fins lucrativos que apoia o turismo sustentável e protege o meio ambiente na região. Eles também oferecem recepção e condução aos turistas, informações variadas sobre o local, monitoramento e auxílio para os visitantes que passam por essa trilha. O visitante é convidado a colocar seus dados num livro controle e contratar um guia, se desejar.
Leia atentamente às recomendações de segurança sobre o acesso à trilha. Só é possível começar o passeio entre 8h e 13h.
Cachoeira da Purificação
A trilha para a Cachoeira da Purificação começa a apenas 6 km da Praça Central de Caeté-Açu. Ao chegar no povoado do Bomba, é possível ver alguns restaurantes e estacionamentos perto da entrada do local. Há também uma bela vista do Morro Branco. São cerca de 4,5 km por um caminho às margens do rio que forma a cachoeira, considerada a mais gelada da Chapada Diamantina. No caminho de volta – que deve ser o mesmo da ida – é possível ainda dar um mergulho no Poço Angélica.
A trilha não é bem marcada, então é interessante baixar o mapa e usá-lo offline.
Parque Municipal da Muritiba (Serrano)
O turista tem a oportunidade de passear pelo centro histórico de Lençóis e conhecer as principais atrações do Parque Municipal da Muritiba: as corredeiras do Serrano, que oferecem diversas piscinas de hidromassagem naturais e uma bela vista da cidade, principalmente do pôr do sol; as impressionantes rochas do Salão de Areias Coloridas, onde o povoado local de antigamente extraía areais coloridas para usar em diferentes tipos de tintura e artesanato; além do Poço Halley, na Cachoeira Primavera e na Cachoeirinha, disponível para banho.
Rio Mucugezinho e Poço do Diabo
Pra quem está procurando uma trilha para fazer com toda a família, ou simplesmente um passeio para chegar com facilidade no destino final, esta trilha vai surpreender. Localizada ao norte da cidade de Lençóis, a trilha oferece banho de cachoeira em poços de águas escuras, em meio à exuberante vegetação da Chapada Diamantina. É possível andar até o topo da cachoeira do Poço do Diabo e ter uma visão privilegiada lá de cima.
Para achar o local com mais facilidade, é sugerido buscar pelo nome “Balneário Rio Mucugezinho”. Também é possível encontrar restaurantes no local.
Jornal da Chapada