Maria Gomes de Oliveira, também conhecida como Maria de Déa ou Maria Bonita, foi a maior cangaceira da história do Brasil. Baiana nata, a companheira de lampião foi a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros, criminosos organizados que incitavam a violência no Nordeste entre os séculos XIX e XX. Mas você conhece a história da rainha do cangaço? Já ouviu falar de como ela conheceu o famoso Lampião? Sabe onde ela morava?
Em uma reportagem emocionante e riquíssima em história, o contador de histórias Matheus Boa Sorte foi até Paulo Afonso (BA), cidade onde nasceu Maria Bonita, mais precisamente na comunidade Malhada do Caiçara, para conhecer a casa onde a cangaceira residiu.
No vídeo, Matheus atravessa as barreiras do tempo ao ver de perto os pertences originais, fotografias da época, objetos pessoais, além de ter a honra de conversar com parentes diretos da própria Bonita. O também publicitário e artista contou com o apoio de historiadores especialistas no assunto para enriquecer essa interessante viagem sobre Maria, sua relação com Lampião e outras curiosidades. Jornal da Chapada com informações de Boa Sorte Viajante.
Confira abaixo: