Arte, cultura e produtos da agricultura familiar integram a segunda edição da Feira de Artesanato de Utinga, na Chapada Diamantina, rica por sua diversidade cultural e produção artesanal. Essa feira acontece nos dias 17 e 18 de dezembro, das 7h às 23h, na Praça Antônio Muniz, é organizada pela Associação de Artesãos de Utinga (Adau) e coordenada pela artesã e agitadora cultural, Urânia Viana.
Mais de 50 artistas da cidade participam do evento, que reúne uma diversidade de obras como cestarias, trançados, esculturas, pinturas, objetos em cerâmica, madeira, crochê e fuxico, até comidas e bebidas produzidas artesanalmente, como doces, sequilhos e a famosa cachaça Cabeceira do Rio. A programação conta ainda com apresentações artísticas.
Show musical no sábado e no domingo, com várias atrações da cultura popular: dança cigana, sambadores, grupo da melhor idade e terno de reis. As obras que serão apresentadas nas feiras e a programação podem ser acompanhadas através do instagram @adauassociacao.
A feira vem também destacar a produção artesanal feita com matérias-primas, vindas da agricultura familiar local como a fibra da bananeira – que tem produção expressiva em Utinga e da qual também dá origem aos doces de banana -, a palha do licuri, o cipó e sementes diversas.
O evento também vai ressaltar a pluralidade cultural e artística proveniente dos povos originários que compõem a cidade chapadeira, entre eles, os indígenas Payayás, que expressam suas tradições ancestrais através do artesanato e da produção artesanal de bebidas como a cachaça, as cervejas de jambu, licuri e cambuí e a bebida indígena Kawim.