A hostilidade entre espanhóis e marroquinos, observada antes da partida decisiva entre as duas seleções, válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar, nesta terça-feira (6), “explodiu” depois da inédita classificação africana, na decisão por pênaltis.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um grupo de torcedores espanhóis entrando em confronto com marroquinos, que festejavam o triunfo. A confusão ocorreu na cidade de Huelva, Sudoeste da Espanha. O portal Huelva Informacion divulgou que a confusão teria ocorrido em um bar na região de La Palmera, no centro de Huelva, depois que um espanhol discutiu com uma mulher.
Ambos chegaram às vias de fato. Um grupo de marroquinos partiu em defesa da moça, dando início a uma briga generalizada. O rapaz que iniciou o conflito teve de correr até o prédio da prefeitura local para se abrigar. Policiais acabaram prendendo o homem e tiveram de intervir para acabar com a briga, conforme o Metrópoles.
Espanha e Marrocos são separados pelo estreito de Gibraltar, no mar Mediterrâneo. São muito próximos, mesmo pertencendo a continentes diferentes. Além de questões diplomáticas que agravam a relação entre os países, o fluxo migratório de marroquinos em direção à Espanha provoca inúmeros problemas, como reações xenofóbicas e demonstrações de preconceito por parte dos espanhóis. Com informações do Metrópoles e da Revista Fórum.