Novos vídeos feitos por moradores de Aroazes, no Norte do Piauí, mostram um macaco-prego ‘lavando’ uma panela, ‘batendo’ roupa e ‘afiando’ uma faca. Os relatos são de que o animal reconhece os agentes da prefeitura pelo uniforme e foge, dificultando sua captura e identificação. Os vídeos foram registrados na quarta-feira (7) em uma casa que fica num sítio, na região rural de Aroazes.
Além dos “afazeres domésticos”, o macaco aparece abraçando as pessoas e recebendo o carinho dos moradores da região, que já se apegaram a ele. A dona da casa Cristiane Braz, que gravou os vídeos, disse que o macaco já arrancou telhas e fez muita bagunça na sua casa, mas mesmo assim nutre um carinho por ele.
“Ele é muito inteligente, muito sabido! Está aqui em casa há três dias, e todo dia eu faço vídeo dele ‘malinando’ por aqui. Ele só não pode entrar em casa, porque quebra tudo”, disse Cristiane. Segundo a dona de casa Geovania Monteiro, moradora do sítio, o macaco é dócil e está sempre próximo das pessoas. “Ontem [quarta-feira, 7] eu fui ver ele, e a primeira coisa que ganhei foi um abraço [foto acima]. Ele é muito manso, mas não com todas as pessoas”, disse Geovania.
“Ele parece que reconhece o uniforme, o colete verde que o pessoal da secretaria usa. Assim que viu eles chegando, ele ficou muito agitado e fugiu”, contou a moradora Geovânia. Os servidores da Secretaria de Meio Ambiente de Aroazes acreditam que ele seja ‘o macaco Chico’, que fugiu há um tempo. A suspeita é por conta do comportamento semelhante, muito dócil, e pela região onde ele surgiu, a mesma onde o animal foi solto.
Os servidores da secretaria devem retornar ao local quando o macaco for novamente capturado pelos moradores, mas dessa vez sem usar o uniforme ou os carros caraterizados. Com informações do g1.