A diplomação do presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e de seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), acontecerá nesta segunda-feira (12), às 14h, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, com o ministro Alexandre de Moraes.
Pelo menos 280 pessoas foram convidadas para a diplomação, entre elas dois ex-presidentes da República, Dilma Rousseff (PT) e José Sarney (MDB), ministros do TSE e do Supremo Tribunal Federal (STF), parlamentares, governadores, futuros integrantes do governo eleito e familiares de Lula e Alckmin.
Na cerimônia, que tem duração prevista de uma hora, o presidente eleito e seu vice receberão diplomas assinados pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, que habilitarão ambos de tomarem posse dos seus cargos perante o Congresso Nacional. A posse acontecerá no dia 1º de janeiro.
O segundo turno das eleições, realizado em 30 de outubro deste ano, tem seu resultado questionado, sem qualquer prova, por apoiadores do candidato derrotado, Jair Bolsonaro (PL), que tentava a reeleição.
Os bolsonaristas já tentaram bloquear rodovias e atualmente pedem intervenção militar na frente de quartéis em todo o país.