Entre os vários atos de vandalismo promovidos por terroristas apoiadores do presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL) na noite desta segunda-feira (12) e madrugada de terça-feira, em Brasília, um deles chamou a atenção pelo perigo.
Um grupo tentou jogar um ônibus de linha circular do viaduto que fica em cima da Rodoviária, na Capital Federal. Em baixo ficam as pistas do Eixo Monumental, uma das vias de maior circulação de carros da cidade.
Terroristas de Bolsonaro tentaram jogar ônibus de viaduto em Brasília pic.twitter.com/ewK1wrqj5S
— Julinho Bittencourt (@JotaBittencourt) December 13, 2022
Os atos
Após a diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da “despedida” de Bolsonaro no Palácio da Alvorada, bolsonaristas que não aceitam o resultado das urnas promoveram arruaça em Brasília e tentaram invadir o prédio da Polícia Federal.
Além de tentarem entrar na sede da PF, os golpistas ainda depredaram carros que estavam estacionados nas proximidades. Veículos chegaram a ser incendiados pelos apoiadores de Bolsonaro, entre eles vans escolares e ônibus.
🚨Arruaça golpista
Bolsonaristas queimam carros, tentam invadir sede da PF e levam borrachada
– PM e PF reagiram à investida violenta de golpistas com balas de borracha, spray de pimenta e bombas de gás
📽️Saiba mais e veja VÍDEOS: https://t.co/bZj2eu1zB6 pic.twitter.com/JcQz3ws6zf
— Revista Fórum (@revistaforum) December 13, 2022
A arruaça, segundo os golpistas, teria ocorrido como reação à suposta prisão de um indígena bolsonarista que estava nos atos antidemocráticos.
Diante da investida dos apoiadores do futuro ex-presidente, agentes da Polícia Federal e policiais militares tentaram fazer a dispersão com tiros de bala de borracha, spray de pimenta e bombas de efeito moral. A corporação, inclusive, chamou reforço para acabar com o ato de vandalismo.
🇧🇷 ATENÇÃO: Bolsonaristas colocam fogo em carros em Brasília.
Mais cedo, um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro tentou invadir a sede da Polícia Federal e foi recebido com spray de pimenta pelos policiais. pic.twitter.com/fLGjnYrIyK
— Eixo Político (@eixopolitico) December 12, 2022
Flávio Dino
Flávio Dino, que será o ministro da Justiça e Segurança Pública do presidente eleito Lula (PT), afirmou em entrevista coletiva convocada às pressas às 23h desta segunda-feira (12) que “todos” os bolsonaristas que promoveram atos terroristas em Brasília serão responsabilizados.
Apoiadores de Bolsonaro tentaram invadir o prédio da Polícia Federal e transformaram a cidade em uma zona de guerra, incendiando carros, ônibus e aterrorizando a população local. Da Revista Fórum.
AGORA: Manifestantes bolsonaristas atacam sede administrativa da Polícia Federal, queimam carros, ônibus e depredam edifícios em Brasília. Confusão começou após prisão de indígena que incitou ataque contra juízes e o presidente eleito. O cenário na região é de guerra. pic.twitter.com/RB2xNmKI3G
— Renato Souza (@reporterenato) December 13, 2022