Deputado federal reeleito com mais de 140 mil votos em São Paulo, o médico Alexandre Padilha (PT-SP) será o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais do governo Lula (PT), pasta que é responsável pela coordenação política e condução do relacionamento com o Congresso Nacional e com os partidos políticos.
Segundo fontes ouvidas pela Fórum, a oficialização do nome de Padilha na secretaria – que tem status de Ministério – deve ser feita nos próximos dias por Lula.
Formado em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Padilha já comandou as relações institucionais entre setembro de 2009 e dezembro de 2010, no segundo mandato de Lula, sucedendo a José Múcio Monteiro, que já foi anunciado como futuro ministro da Defesa.
Padilha também foi ministro da Saúde entre janeiro de 2011 e fevereiro de 2014 no governo Dilma Rousseff (PT) e secretário municipal de Saúde entre agosto de 2015 e dezembro de 2016, durante a gestão Fernando Haddad na Prefeitura de São Paulo.
O futuro ministro é filiado ao PT desde 1988 e atuou nas campanhas de Lula em 1989 e 1994. Próximo ao presidente eleito, Padilha é um dos principais conselheiros de Lula quando o tema é saúde. Com informações da Revista Fórum.