Especialistas dizem que turbulência não derruba avião. Dois fatos ocorridos entre este domingo (18) e esta segunda-feira (19), no entanto, mostram como esse tipo de incidente pode ser perigoso, principalmente para quem não usa o cinto e não segue as recomendações de segurança aérea.
Em um intervalo de poucas horas, dois voos, de diferentes companhias aéreas e em rotas distintas, enfrentaram turbulências severas que causaram ferimentos em dezenas de passageiros – muitos deles precisaram ser hospitalizados.
Um dos incidentes se deu com um voo da United Airlines que saiu do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino a Houston, nos Estados Unidos, na madrugada desta segunda-feira (19). Quando sobrevoava Cancun, no México, os pilotos da aeronave foram surpreendidos com uma turbulência severa que causou momentos de pânico na cabine.
Turbulência severa 🚨🚨
A importacia de usar cinto durante o vôo ⚠️
Pelo menos 36 pessoas ficaram feridas, algumas gravemente, após 'turbulência severa' em voo da Hawaiian Airlines
Crédito @aircraftmaintenancengineer pic.twitter.com/jo5ZWUR7h5
— aviacao world (@Aviacaoworld) December 19, 2022
“O voo 128 da United encontrou uma turbulência inesperada durante a rota para Houston. Na chegada, dois passageiros e três tripulantes foram recebidos por equipe médica e levados para um hospital local com ferimentos leves”, diz comunicado emitido pela United Airlines. O avião pousou normalmente em seu destino com ambulâncias já à espera na pista.
O outro caso foi registrado horas antes em um voo da Hawaiian Airlines que partiu Phoenix para o Havaí, nos Estados Unidos. Cerca de 30 minutos antes do pouso, a aeronave enfrentou uma turbulência tão violenta que alguns passageiros que estavam sem o cinto de segurança chegaram a saltar de seus assentos e bater no teto.
Ao todo, 36 pessoas ficaram feridas, sendo que 11 apresentaram lesões graves. Segundo o Serviço Médico de Emergência de Honolulu, 20 desses passageiros foram internados em hospitais da cidade, sendo que muitos deles apresentaram ferimentos na cabeça, cortes, hematomas e até perda de consciência. Todos, neste momento, apresentam quadro de saúde estável. Uma investigação foi aberta por autoridades locais para apurar as causas do voo ter entrado em uma turbulência tão severa em sua rota.
Nas redes sociais, circulam vídeos que mostram a situação dos passageiros e tripulantes, muitos ensanguentados, após o incidente com o voo da Hawaiian Airlines. Redação da Revista Fórum.
🚨 36 Hawaiian Airlines passengers injured due to severe turbulence
🔸20 people were hospitalized, 11 of them have serious injuries. In total, there were 278 passengers and 10 crew members on board. https://t.co/JPPG5hOrjo pic.twitter.com/uzilETu6FW
— Lara28 ✨💫⚡️✨🌟☀️👒 (@LaraLara280) December 19, 2022