Uma das mais importantes zonas turísticas da Bahia, a Chapada Diamantina registra alta movimentação de visitantes com a chegada do verão, que começou neste dia 21. Devido à busca constante do ecoturismo no período ensolarado, a ocupação hoteleira chega a bater 100%, por isso é importante se programar o quanto antes.
Dentre as opções de atrações ecoturísticas, os esportes de aventura chamam a atenção na região chapadeira. Entre eles estão o mountain-bike, stand-up sup e rafting. A Trilha do Pati, por exemplo, tem cinco dias de duração e é uma região desafiadora. Contudo, é sempre importante que as pessoas sempre tomem cuidado em razão das trilhas e caminhadas, que exigem esforço físico.
Tem algumas pessoas que utilizam-se das trilhas, subidas íngremes e terrenos irregulares para praticar mountain bike, com viagens de 35 a 50 quilômetros por dia.
Para alguns públicos, a SUP Trip Pedra da Arara é uma opção de prática de esporte na Chapada Diamantina, onde eles podem remar de 2 km a 10 km pelo Rio Paraguaçu, entre rochas que medem até 180 metros de altura.
Há ainda a prática de rafting na região, que é a descida em corredeiras através de botes infláveis e mediadas por equipamentos de segurança.
Para aqueles que preferem uma viagem mais calma para recompor as energias, a região chapadeira fornece inúmeras atrações culturais, principalmente para quem tem interesse na gastronomia. Quitutes feitos com jaca, banana e outras frutas, a tradicional pizza na vila do Vale do Capão, são de dar água na boca.
Para quem tem interesse em locais históricos, Lençóis é um ótimo destino, com uma agenda cultural sempre diversa. O cemitério bizantino do município de Mucugê também pode despertar o interesse, ou talvez a casa de pedras em Andaraí. Não perca a oportunidade de se aventurar na Chapada Diamantina neste verão! Jornal da Chapada com informações de Nas Estradas do Planeta.