O militante negro, advogado e presidente do bloco afro Olodum, João Jorge Rodrigues, será o novo presidente da Fundação Cultural Palmares. O nome dele foi anunciado, nesta quinta-feira (22/12), pela futura ministra da Cultura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Margareth Menezes.
Em entrevista a jornalistas, em Brasília, a cantora, compositora, atriz e produtora apresentou o nome João Jorge como o gestor que vai recuperar a Fundação Palmares, fortemente atacada, desmerecida e no centro de polêmicas durante a gestão de Sérgio Camargo, que acabou em março, mas deixou o órgão brasileiro de promoção da cultura afro-brasileira sucateado.
“Anuncio João Jorge, presidente do bloco Olodum, para a presidência da Fundação Palmares. Ele vai resgatar a fundação que foi depredada fisicamente e internamente no último governo”, afirmou Margareth Menezes.
João Jorge Rodrigues é filiado ao PSB e tem ampla história em campanhas nacionais e internacionais de defesa e promoção povo negro brasileiro e de combate ao racismo. Com informações do Metrópoles.