O governador eleito Jerônimo Rodrigue (PT) deve anunciar na tarde desta quarta-feira (28) os nomes dos titulares do primeiro escalão que ainda restam ser divulgados. Faltam, no total, dez secretarias sem comando definido, apesar do mar de especulações. Como havia antecipado o Política Livre, o petista se esforça junto ao PT e siglas aliadas para ter a maior participação feminina da história no secretariado da Bahia.
Até o momento, dos 17 nomes anunciados por Jerônimo no primeiro escalão, o que inclui a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), seis foram de mulheres, o que corresponde a 35,2%. Ao pedir as indicações aos partidos, Jerônimo reivindicou currículos do sexo feminino, e foi atendido.
O MDB, por exemplo, indicou Larissa Gomes para a Infraestrutura Hídrica e Saneamento, enquanto o PCdoB emplacou Ângela Guimarães na Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais.
Outros nomes femininos são da cota pessoal de Jerônimo ou foram indicados pelo PT ou por lideranças petistas como o governador Rui Costa e o senador Jaques Wagner. Adélia Pinheiro foi anunciada para a Educação; Fabya Reis para a Assistência e Desenvolvimento Social; Roberta Santana para a Saúde; e Bárbara Camardelli para a PGE.
A expectativa é que novas mulheres sejam anunciadas. A deputada estadual Jusmari Oliveira (PSD), que não conseguiu a reeleição, é cotada para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), outra que não conseguiu a reeleição, também pode aparecer na lista.
A assessoria de imprensa de Jerônimo informou que não há possibilidade de novos anúncios serem feitos nesta terça-feira (27) porque o governador eleito viaja novamente ao interior para vistoriar os impactos causados pelas chuvas. Ele só deve retornar à capital no meio da tarde. Com informações do Política Livre.